Já pensou em conseguir visualizar o grau de maturação dos frutos em seu pomar?
- 28 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
Com a tecnologia 'Cartographer', da empresa Australiana Green Atlas, isso é possível!
O processador Atlas oferece a função de identificar e mapear a cor dos frutos das árvores ao longo de todo um pomar.
Da esquerda para a direita, observamos mapas de um pomar de maçã 3 meses antes da colheita e em sequência o mesmo pomar no período que antecede por pouco a colheita. À primeira inspeção, o mapa parece indicar um desenvolvimento bastante uniforme dos frutos. Porém, repare que há regiões do mapa em que os frutos ainda têm grau de maturação abaixo do ideal.
Para captar essas diferenças mais sutis e de difícil visualização, cientistas e pesquisadores da Agriculture Victoria, em colaboração com a Green Atlas, desenvolveram um índice que pretende representar a progressão típica na mudança de coloração dos frutos conforme eles avançam em maturidade. O CDI ou Índice de Desenvolvimento de Cor tem escala de 0 a 1, com aquele representando o verde do fruto pouco maduro e este o vermelho do fruto com bom grau de maturação.
O mapa de calor, o terceiro da esquerda para a direita, é a representação gráfica deste índice para o mesmo pomar de maçã pouco tempo antes da colheita. Com o acesso a esse tipo de informação você pode:
- Melhorar o controle de qualidade de frutos: Colha no momento ideal para obter frutas com sabor, textura e valor nutricional superiores.
- Aumentar o Rendimento: Colher no tempo certo aumenta a produtividade. Evite frutas pequenas ou danificadas!
- Economizar Recursos: Monitore a maturação para uma gestão eficiente de mão-de-obra, equipamentos e espaço de armazenamento.
Fiquem atentos às próximas publicações para saber mais como essa ferramenta pode te auxiliar no manejo do pomar. Ou entre em contato agora mesmo!



Comentários