Atividade nas alturas
Atividade nas alturas


O alpinismo chegou à silviculturapara ajudar na coleta de material genético

 

As sequoias são as árvores mais antigas do planeta, algumascom quase 2 mil anos. O diâmetro do tronco de algumas delas pode atingir aténove metros. É uma sequoia, da espécie Sequoia sempervirens, a árvore mais alta do mundo. Ela tem 115 metros dealtura. Está no Parque Nacional de Redwood, na Califórnia (Estados Unidos) e foibatizada de Hyperion, um titã da mitologia grega.

No Brasil, as árvores mais altas, que são utilizadas na silvicultura,são do gênero Eucalyptus. As espéciesmais comuns são: E. grandis, E. benthamii, E. saligna, E. urophylla, E. viminalis,E. dunnii e híbridos, que chegamfacilmente a 60 metros de altura ou mais.

De acordo com dados divulgados no Anuário Estatístico deBase Florestal para o Estado de Santa Catarina, publicado pela AssociaçãoCatarinense de Empresas Florestais (ACR), a área plantada com Eucalyptus no Brasil está em torno de 6milhões de hectares. O gênero representa 76% da produção de madeira em tora nopaís. O Brasil tem a maior produtividade florestal do mundo, com 39 metroscúbicos por hectare/ano de madeira de eucalipto. Todo esse volume é, em parte,graças ao melhoramento genético realizado com sucesso em nosso país.

 

Coleta de materialgenético

Para manter o bom desenvolvimento das árvores, melhorar egarantir a qualidade da madeira, é necessário capturar as sementes e outros materiaisgenéticos dos melhores exemplares. E isso acontece muito acima do chão, próximoà copa das árvores. Especializada neste tipo de atividade, a Kolecti RecursosFlorestais é uma das poucas empresas que oferecem o serviço no Brasil. Umaplataforma, desenvolvida na Itália e inicialmente utilizada na arborização epoda urbana, foi adquirida pela empresa e adaptada para operações de silviculturano Brasil. O modelo ZED 23,3 JH tem alcance de 23 metros, com jib. Em alguns casos,o material a ser coletado está acima desta altura. E é aí que o alpinismo aparececomo aliado à silvicultura. “Com a carência de equipamentos específicos para aatividade de escalada em árvores no mercado nacional, fomos atrás do que há demelhor para alpinismo florestal, fora do Brasil”, conta o diretor da empresa,Julio César Soznoski. De acordo com Soznoski, foi desenvolvido pela Kolecti,juntamente com empresas de treinamento de acesso vertical, um procedimentooperacional próprio de escalada, baseado em situações locais e amparado pornormas nacionais e internacionais de segurança.

Uma dessas empresas é a Spelaion, focada em atividades emaltura, tanto esportivas quanto profissionais. Referência em cursos relacionadosa atividades que envolvam a verticalidade, a empresa oferece o curso: TécnicasVerticais para Coleta de Sementes Arbóreas. O diretor da empresa, Walker GomesFigueroa, é também um dos responsáveis por ministrar o conteúdo. Ele explicaque o maior objetivo é desenvolver a progressão vertical em árvores,principalmente pinus e eucalipto, com total segurança. “As atividades deescalada em árvore iniciaram no Brasil para a realização de poda. A partir de2001 foi que começou a ser utilizada para a coleta de sementes, em trabalhos doInstituto de Pesquisa e Estudos Florestais (IPEF)”, conta ele.

Os equipamentos utilizados no início eram os mesmos para escaladaem rocha. “Cinto, trava-queda, cordas, tudo era adaptado para a escalada emárvore”, explica Figueroa. Com o desenvolvimento da atividade para asilvicultura, a empresa aprimorou não só os equipamentos, mas também astécnicas de escalada e resgate em altura. “Somos acreditamos pela Petzl TechnicalInstitute, da França”, lembra ele. Para conquistar a certificação, a empresapassou por um processo de auditoria, que avaliou a capacidade técnica para a organizaçãode cursos, treinamentos e propagação de informações e conhecimentos.

Os operadores da Kolecti recebem treinamentos periódicos eque envolvem diferentes situações. “Vão desde ascensão com esporas, descidaatravés de esporas e rapel, escalada semi-mecanizada com apoio do caminhão eresgate de emergência em altura”, conta Julio César. “Essa experiênciaprofissional e treinamentos com equipamentos de qualidade garantem a colheita eo resgate de materiais genéticos com total segurança, além de trazerem confortoe agilidade aos operadores. Árvores com grandes diâmetros e altura não são limitespara nossos profissionais”, conclui o diretor da Kolecti Recursos Florestais. 

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@kolecti.com.br.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Você será redirecionado em alguns segundos!