Florestas Americanas
Florestas Americanas

Como odesenvolvimento genético e testes com híbridos estão contribuindo para arecuperação de áreas florestais nos Estados Unidos

A América do Norte é conhecida pela sua forte tradição nacultura e desenvolvimento de coníferas. Esta parte do mundo mantém a altaqualidade em melhoramento e conservação genética das espécies graças àsassociações setoriais, que por décadas vêm realizando estudos e compartilhandoo conhecimento em encontros técnicos com profissionais do mundo todo.

Em junho deste ano dois importantes eventos, relacionados aomelhoramento genético florestal e ao manejo de pomares de diferentes espécies,principalmente de coníferas, aconteceram na Califórnia: o Seed OrchardManagers Annual Meeting (Reunião Anual de Manejadores de Sementes),organizado pela WFCA (Western Forestry and Conservation Association, ouAssociação Florestal e de Conservação do Oeste); e o Forest Genetics andClimate Change: Hope for the Future (Genética Florestal e MudançaClimática: Esperança para o Futuro), organizado pela WFGA (Western ForestGenetics Association, ou Associação de Genética Florestal da Região Oeste).

“Muitas aplicações poderão ser aproveitas para pomares etestes com nossas espécies aqui no Brasil, resultando em redução de custos,melhorias no manejo de pomares e testes clonais”, conta o engenheiro florestal,Júlio Cesar Soznoski, único brasileiro a participar dos dois encontros.Soznoski é diretor da Kolecti Recursos Florestais, empresa que atua no segmentode melhoramento genético de diversas espécies de árvores, principalmente pinuse eucalipto.

Adaptação de espécies às mudanças climáticas eRecuperação de áreas atingidas por incêndios

A WFGA é composta por fisiologistas, ecologistas,estatísticos, geneticistas, pesquisadores e estudantes da área florestal,envolvidos em questões de genética florestal no oeste dos Estados e no Canadá.Foi fundada em 1955 e realiza reuniões em conjunto com outras organizações. O ForestGenetics and Climate Change: Hope for the Future, aconteceu na sede doInstituto de Genética Florestal (IFG), centro de pesquisa em genética florestalda Califórnia. Situado na base da Sierra Nevada, é o lar do Arboreto Eddy, doHerbário Critchfield e de muitos exemplares de pinheiros híbridos, absolutamenteúnicos no mundo. “Foram apresentados assuntos de genômica aplicada, adaptaçãode espécies às mudanças climáticas, ecologia e conservação genética”, contaSoznoski. Em campo foram mostrados trabalhos com espécies resistentes aferrugem e o ciclo completo, desde a pesquisa do IFG, testes no viveiro, até opomar de sementes e plantio. “Visitamos áreas atingidas pelo “King Fire”,incêndio que devastou aproximadamente 390 quilômetros quadrados no condado deEl Dorado, na Califórnia em 2014, e vimos como estas áreas estão sendorecuperadas com reflorestamentos.” Na Floresta de Nacional de Eldorado a visitatambém incluiu pomares de conservação e testes que avaliam o comportamento dediferentes espécies em relação às mudanças climáticas.

Reunião de Manejadores de Sementes

A WFCA oferece educação continuada profissional de altaqualidade para gerentes de recursos naturais, no oeste dos Estados Unidos. Sãoeventos que vão desde workshops e visitas à campo, até conferências sobreciência e prática de manejo florestal. A associação frequentemente coorganizaeventos com grupos estrangeiros interessados em manejo florestal. A associaçãofoi fundada em 1909 e as empresas e organizações associadas estão localizadasna Califórnia, Oregon, Washington, Idaho, Montana e Alberta. O principalobjetivo é promover a cooperação e o entendimento das questões de gestão entreos governos federal, provincial e estadual com universidades, indústriasrelacionadas a florestas e outros, com envolvimento profissional e técnico comrecursos florestais.

Durante o Seed Orchard Managers Annual Meeting, emMonte Shasta, na Califórnia, foram apresentados trabalhos sobre manejo depomares, com gestão através de aplicativos; automatização de operações, comocolheita de pólen, polinização suplementar, prevenção de doenças, mecanizaçõese irrigações. O representante brasileiro no encontro também apresentou algunstrabalhos que estão sendo realizados com sucesso na silvicultura brasileira.“Discutimos sobre como estão distribuídos os pomares em diversas partes domundo e sobre o grau de melhoramento de cada país. Mostramos a gama de serviçospara melhoramento florestal que oferecemos no Brasil e alguns resultados que jáalcançamos”, conclui Soznoski.

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@kolecti.com.br.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Você será redirecionado em alguns segundos!